quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mandela - o africano de todas as cores

Nesta aula foi trabalhado o livro: Mandela - O africano de todas as cores,  os alunos fizeram leitura e interpretação do mesmo.


Resultado de imagem para mandela- o africano de todas as core

No segundo horário os alunos juntamente com a professora leram o poema "Homem de cor", logo após o estudo e leitura fizeram máscara de diversas cores representando o poema.

HOMEM DE COR.

Poema Africano

Meus caros irmãos,
Quando nasci eu era negro
Agora cresci e sou negro
Quando tomo sol fico negro
Quando estou com frio fico negro
Quando tenho medo fico negro
Quando estou doente fico negro
Quando morrer ficarei negro
E você homem branco,
Quando nasce é rosa
Quando cresce fica branco
Quando toma sol fica vermelho
Quando sente frio fica roxo
Quando sente medo fica verde
Quando está doente fica amarelo
Quando morre fica cinza
E ainda tem a "cara de pau" de me chamar de "homem de cor"?













terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lista de Atividade - Matemática

Os alunos se dividiram em diversas duplas para realizarem  lista de atividades de matemática, tirando dúvidas uns com os outros e  com o professor revisando o conteúdo. 










segunda-feira, 21 de novembro de 2016

"Anos de Chumbo"

Os chamados "anos de chumbo" desenvolveram-se sob
a inspiração da linha dura, do Ato Institucional n° 5 e da ideologia da segurança nacional. Com Médici no poder, o país passou por uma das mais
duras fases de restrição da História da República. Em nome do desenvolvimento
dizia-se ser necessária a segurança, e por segurança submetia-se a eliminação de
qualquer tipo de oposição.

- Telecurso, História, 2008.


Nesta aula a professora dividiu a turma em três equipes, cada equipe teria que realizar uma leitura do texto, destacar os pontos principais do tema, organizar uma apresentação, elaborar quatro perguntas e respondê-las. Enquanto as equipes pesquisavam, a professora dava suporte ao aluno especial.









sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Pedindo ajuda - Inglês

Esta aula foi direcionada por uma das alunas, os demais juntamente com ela leram um diálogo entre duas pessoas, ensinando-os a melhor forma de pedir ajuda em situações difíceis em inglês. Após a leitura foi realizada uma atividade em sala decorrente do tema e a utilização do Do e Does.  




quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Revisando matemática utilizando as paródias

Neste dia, foi realizada uma revisão de matemática utilizando as paródias como pesquisa para facilitar a resolução dos cálculos, foi abordando os seguintes temas: Inequação, Potência, Produtos notáveis, Fatoração e Equação do 2° grau.  







quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Be careful - Seja cuidadoso

Nesta aula a professora explicou aos demais alunos algumas frases ditas em forma negativa que estavam no imperativo, pois utilizavam do don't antes do verbo. Logo após a explicação, a professora passou uma atividade para ser realizada no livro  didático.





terça-feira, 8 de novembro de 2016

A diversidade da dança brasileira

Nossas danças populares, típicas de cada região, são folguedos e bailados 
que contam a nossa história, muitas vezes também chamadas de "danças dramáticas". Boa parte dessas manifestações é o resultado da miscigenação dos povos que aqui se encontram.
Precisamos saber observar suas características, semelhanças e diferenças para entendermos o quanto fazemos parte dessa história que está viva em nós e que continua sendo contado.

- Corpo e Movimento, pág. 117

Nesta aula a professora passou uma atividade individual com algumas perguntas expostas no quadro. Para ajudar na elaboração das respostas foram utilizadas 22 fichas de Danças do Brasil, que são: Afoxé, Balainha, Boi-Bumbá, Caboclinhos, Capoeira, Carimbó, Catira, Ciranda, Coco, Fandango, Forró, Frevo, Jongo, Maracatu, Marujado, Passinho, Pastorinhas, Pau de fitas, Quadrilha, Samba, Tambor de crioula e Toré. A medida em que iam analisando individualmente as fichas e respondendo as perguntas, faziam também algumas anotações para a elaboração de produções verbais e não verbais.