terça-feira, 31 de maio de 2016

Área, Volume, Perímetro e Retas Paralelas


"A Geometria surgiu da sensatez Divina que a 
utilizou para desenhar um universo perfeito, e 
é a forma mais prática que os homens 
encontraram de mantê-lo livre do caos."

Calvino Júnior
Devido as dúvidas de alguns alunos referente a temas específicos da Geometria, nesta aula foi realizada uma revisão geral onde foi explicado as estruturas, as fórmulas e como devem ser calculadas.









segunda-feira, 30 de maio de 2016

Apreciação Musical

Na aula anterior foi solicitada aos alunos, uma música que se trata de paz e união, para iniciar a aula do dia posterior. A música escolhida pela turma foi “Paz” de Roupa Nova, então a aula do dia 30 de maio iniciou-se com uma apreciação musical, o momento foi conduzido da seguinte forma, os alunos sentados nas carteiras em forma de círculo, com os olhos fechados, com a mão esquerda traçavam aleatoriamente a caneta no papel, deixando o hemisfério não dominante à vontade, para seguir o impulso da melodia até terminar a música. 
Ao terminar, cada um analisou o seu desenho, os dos colegas e também o vídeo (claro que alguns se envolveram totalmente, porém outros não), depois da analise foi instigados os mesmos algumas situações para despertar o imaginário dos alunos referente ao momento, como por exemplo, se no meio dos rabiscos podem ser achadas algumas figuras. 





sexta-feira, 27 de maio de 2016

Gincana Escolar - Respeito as diferenças

Toda turma da manhã foi dividida em duas equipes, onde se organizaram e participaram de uma gincana escolar, sendo uma com a cor azul e a outra com verde. A turma do Alumbrar estava inserida na cor azul (Jovens Guerreiros). Aconteceram diversas provas importantes envolvendo brincadeira recreativas e informativas, arrecadação de alimentos, grito de guerra e paródia. A paródia referente a cor azul foi produzida pela turma do Alumbrar.

Música: Metralhadora da Banda Vingadora
Letra paródia: A escola pede paz

Menos violência 
muito mais respeito 
a paz já vem surgindo 
e o amor bateu no peito 

tira a metralhadora
paz, paz, paz...
a escola pede paz, paz, paz...
a escola pede paz, paz, paz...
a escola pede paz, paz, paz..

somos educados 
muito mais respeito 
educação importante 
assim como respeito

tira a metralhadora
paz, paz, paz...
a escola pede paz, paz, paz
a escola pede paz, paz, paz
a escola pede paz, paz, paz


















quarta-feira, 25 de maio de 2016

A escola pede paz

No dia 25 de maio, os alunos se juntaram para organizar uma paródia referente à primeira gincana escolar do ano letivo, explorando o tema “Respeite as diferenças”. A turma do Alumbrar ficou com a organização da paródia, pois tudo que se faz deve-se procurar fazer com responsabilidade, porém tudo que e bem feito é visto com bons olhos e foi o que aconteceu com estes alunos.
Depois da pesquisa da letra da música, os alunos foram cantando e mudando a letra construindo uma paródia, depois de concluída procurou-se só o ritmo da música, ou seja, os instrumentos tocando e a turma acompanhando. Distribuindo e ensaiando com os demais alunos das outras turmas, pois a gincana era composta de duas equipes. 




terça-feira, 24 de maio de 2016

Filme: Auto da Compadecida

Filme: Auto da Compadecida


     A turma depois que terminou a leitura compartilhada do livro "Auto da Compadecida" uniram-se para assistirem ao filme, em um momento bem descontraído.








sexta-feira, 20 de maio de 2016

Práticas de Esportes


"Conta-se que a origem do esporte é tão remota que não
nos permite apontar uma data precisa. Há quem diga que
 desde os homens primitivos já ocorria a prática de esportes,
 claro que não com esse nome. Na luta pela sobrevivência,
 era preciso correr, saltar, lutar, lançar objetos, nadar,
 praticar o arco e flecha, entre outras atividades."

Livro Corpo e Movimento, Roberto Marinho, p. 52

Na problematização um dos alunos representou alguns esportes através de gestos e movimento corporais para que os demais descobrissem o que o mesmo estava representando. Depois foi escrito e lido textos informativos com algumas questionamentos. Em seguida cada um individualmente produziu um texto intercalando perguntas e respostas com direito a correção e reescrita.