E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima
19 de Agosto
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Neste dia foi apresentado o segundo Cardápio de Leitura, uma das alunas narrou o texto elaborado pelos alunos envolvendo os personagens da lenda folclórica explorado no livro 52 Histórias. Durante a narração do texto, outros alunos da turma interpretavam os personagens.
A lenda do sonho
Um homem, chamado João de Barro, gostava muito de caminhar e observar as construções de sua cidadezinha. Um certo dia mudou mudou seu percurso , entrando em uma floresta. Parou de repente e observou ao seu redor "curupiras" dormindo próximo de um rio apoiando-se uns aos outros.
De repente ele escuta uma linda música, era o canto da "Iara", sentada em uma pedra, escovando seus longos cabelos. João de Barro fica encantado com a beleza daquela sereia. De repente surgi das águas um "Boto Cor de Rosa", de um lindo salto, molhando a bela sereia e assustando-a, ficando presa em uma pedra. O "boto" em forma de homem se aproxima e socorre a Iara.
João da uma gargalhada com aquela cena e segui seu caminho, mais a frente ele é abordado pela "Caapora" pedindo-lhe ajuda. Logo escuta assobios, é o Saci que se encontra com a "Caapora" e saem juntos caminhando.
João atordoado com as cenas continua caminhando, já anoitecendo ele avista uma enorme cobra "Boitatá". Assustado sai correndo e tropeça no "Negrinho do Pastoreiro", que está rezando para Nossa Senhora.
João de Barro levanta-se e senta-se no pé de uma árvore, Com a respiração ofegante, aos poucos vai se acalmando quando surgi uma "Mula sem Cabeça". João pega carona na mula que se espanta com o "Lobisomem". A mula sai desesperada eixando João para trás.
Ao levantar da queda dá de cara com aquela figura, grita desesperado e desmaia.
- Que susto! - João estava simplesmente dormindo e sonhando que era humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário