segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Poemas - Vinícius de Morais

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

31 de Agosto



O Filho do Homem


Vinicius de Moraes


O mundo parou
A estrela morreu
No fundo da treva
O infante nasceu.

Nasceu num estábulo
Pequeno e singelo
Com boi e charrua
Com foice e martelo.

Ao lado do infante
O homem e a mulher
Uma tal Maria
Um José qualquer.

A noite o fez negro
Fogo o avermelhou
A aurora nascente
Todo o amarelou.

O dia o fez branco
Branco como a luz
À falta de um nome
Chamou-se Jesus.

Jesus pequenino
Filho natural
Ergue-te, menino
É triste o Natal.

Natal de 1947



O poema acima foi extraído do livro "Antologia Poética", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 215.



      Neste dia toda a escola organizou os trabalhos do 5° cardápio de leitura em homenagem ao poeta Vinícius de Morais. A turma do Alumbrar ficou com o poema: "O filho do homem". Leitura da narradora acompanhando a melodia de uma música, enquanto os outros alunos apresentavam as produções não verbais produzidas em sala de aula,  seguindo a leitura da narração.












terça-feira, 25 de agosto de 2015

Conhecendo as Plantas

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

25 de Agosto

   O conjunto de população de animais, vegetais e microrganismo interagindo com os fatores ambientais como ar, luz, água, calor e solo, formam um ecossistema de floresta. Existem os ecossistemas de lagos, rios e mares. O conjunto de todos esses ecossistemas chamamos de biosfera.
   As diversas espécies são encontradas em seus habitats naturais, cada espécie tem seu modo de ser, de viver, de agir, de dormir e de se reproduzir.





     Neste dia, os alunos pegaram diversos tipos de folhas de algumas árvores e plantinhas da escola, analisaram o formato, modelo, diferenças e suas semelhanças, e colaram  em uma cartolina, após a organização do cartaz, os mesmo fizeram parte do quarto cardápio de leitura e se apresentaram no pátio, explicando os tipos e formatos das folhas, falando da importância das mesmas para o planeta.

    Existe no meio ambiente diversos tipos de plantas, entre elas de porte alto, médio, pequeno, como também as rasteiras, algumas nascem através de mudas, outras de sementes.
Algumas plantas estão em extinção pois o homem é o principal responsável por esta situação.
As plantas nos fornecem as principais fontes de alimentos como também oxigenam o ar.
Cabe a cada um de nós cuidar, cultivar e proteger as plantas, pois sem elas a água do nosso planeta diminui, ou seja, acaba e sem água não existem sobreviventes.

Wedna Vanessa


















segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A Importância da preservação do Meio Ambiente

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

24 de Agosto

   Neste dia o tema foi a importância das plantas para o meio ambiente e a falta de água doce devido ao desmatamento e a destruição das mesmas, ideia que surgiu após o estudo da obra de Frans Krajcberg. Os alunos e a professora debateram em sala de aula em um círculo e produziram um texto verbal sobre o tema. 








quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Volume: Conceito e Fórmula

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

20 de Agosto


   Podemos encontrar o volume de todos os sólidos geométricos. O volume corresponde à “capacidade” desse sólido. Tente imaginar alguns sólidos geométricos, é possível preenchê-lo com algum material, como a água? Se existe essa possibilidade, podemos realizar o cálculo do volume para cada objeto pensado. 

O volume de um prisma qualquer pode ser calculado multiplicando-se a área da base pela altura
Na imagem acima, a área do prisma de base retangular pode ser calculada por:
V = a . b . c
Já a área do prisma de base triangular é dada por:
V = a . b . c
 2
O volume de um cilindro é calculado multiplicando-se a área da base pela altura

Para o cilindro da figura acima, podemos calcular seu volume como:

V = π . r2 . a

O volume de um cone é calculado multiplicando-se a área da base por um terço da altura

Para o cone da figura acima, podemos calcular seu volume como:

V = π . r2 . a
                  3

O volume de uma pirâmide é calculado através do produto da área da base por um terço da altura
Para a pirâmide da figura acima, podemos calcular o seu volume como:

V = b. c . a
        2     3
V = b . c . a
      6

   Nesta aula foi exposto o conceito de volume, e apresentada as fórmulas para calcular o volume dos sólidos geométricos: prismas, cilindro, cone e pirâmide. Foi elaborada um exercício de fixação para os alunos, para calcular o volume das obras feitas em papelão.



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Lendas Folcloricas

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

19 de Agosto


     Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.




      Neste dia foi apresentado o segundo Cardápio de Leitura, uma das alunas narrou o texto elaborado pelos alunos envolvendo os personagens da lenda folclórica explorado no livro 52 Histórias. Durante a narração do texto, outros alunos da turma interpretavam os personagens.

A lenda do sonho

   Um homem, chamado João de Barro, gostava muito de caminhar e observar as construções de sua cidadezinha. Um certo dia mudou mudou seu percurso , entrando em uma floresta. Parou de repente e observou ao seu redor "curupiras" dormindo próximo de um rio apoiando-se uns aos outros.
   De repente ele escuta uma linda música, era o canto da "Iara", sentada em uma pedra, escovando seus longos cabelos. João de Barro fica encantado com a beleza daquela sereia. De repente surgi das águas um "Boto Cor de Rosa", de um lindo salto, molhando a bela sereia e assustando-a, ficando presa em uma pedra. O "boto" em forma de homem se aproxima e socorre a Iara.
   João da uma gargalhada  com aquela cena e segui seu caminho, mais a frente ele é abordado pela "Caapora" pedindo-lhe ajuda. Logo escuta assobios, é o Saci que se encontra com a "Caapora" e saem juntos caminhando.
   João atordoado com as cenas continua caminhando, já anoitecendo ele avista uma enorme cobra "Boitatá". Assustado sai correndo e tropeça no "Negrinho do Pastoreiro", que está rezando para Nossa Senhora.
  João de Barro levanta-se e senta-se no pé de uma árvore, Com a respiração ofegante, aos poucos vai se acalmando quando surgi uma "Mula sem Cabeça". João pega carona na mula que se espanta com o "Lobisomem". A mula sai desesperada eixando João para trás.
Ao levantar da queda dá de cara com aquela figura, grita desesperado e desmaia.

 - Que susto! - João estava simplesmente dormindo e sonhando que era humano.














terça-feira, 18 de agosto de 2015

Múltiplos e Divisores

E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

18 de Agosto

      Os múltiplos e divisores de um número estão relacionados entre si da seguinte forma:

  1. Se 15 é divisível por 3, então 3 é divisor de 15, assim 15 é múltiplo de 3.
  2. Se 8 é divisível por 2, então 2 é divisor de 8, assim, 8 é múltiplo de 2.
  3. Se 20 é divisível por 5, então 5 é divisor de 20, assim, 20 é múltiplo de 5.

      Os alunos assistiram as videoaulas referente a este conteúdo, leram os textos explicativos, analisaram as resoluções, envolvendo frações com denominadores diferentes, utilizando os múltiplos de diversos números, para concluir as situações problemas.