sexta-feira, 31 de julho de 2015

Arte da Contemporaneidade

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

31 de Julho

   A arte na contemporaneidade, no contexto do mundo globalizado, assume um papel relevante, surpreendente, inesperado. Ela se oferece como um campo ainda mágico, escapa do controle, da programação, dos diagnósticos a tempo futuro ou prognósticos, ainda é um domínio de exercício de liberdade e de reencontro com a sacralidade da vida, por sua natureza aberta, disponível, libertária e expansiva. 


      A transformação de um urinol em uma obra de arte representa a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e  crítica às convenções artísticas até então vigentes.
     Neste dia houve a exposição de um novo estilo de arte visual, mais atual. A tela A fonte de Marcel Duchamp foi apresentado à turma, houve uma estranheza no início e um questionamento se aquilo era mesmo considerado Arte, os alunos conheceram um pouco a historia do artista e da obra, depois cada um deles escreveram suas opiniões em relação à ousadia do artista.  No segundo momento a turma foi dividida em cinco grupos e cada grupo recebeu a imagem de uma obra contemporânea diferente mais a ficha informativa referente à imagem que recebera, cada grupo foi responsável de apresentar e explicar as obras que receberam.





quinta-feira, 30 de julho de 2015

Multiplicar e Dividir com o Material Dourado!

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

30 de Julho

   O Material Dourado foi criado com o intuito de destinar-se a atividades que auxiliassem o ensino e a aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal-Posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais, mas felizmente essa utilização evoluiu e hoje esse material pode ser utilizado para o estudo de frações, conceituação e cálculo de áreas e volumes.

Sem título


     Nesta aula, os alunos sentaram em um grande círculo, durante a explicação e entendimento da utilização do Material Dourado nas aulas de matemática. Após as orientações tidas pela professora, a turma foi dividida em dois grupos para a resolução de uma atividade.











quarta-feira, 29 de julho de 2015

A vida nos ambientes terrestres!

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

29 de Julho

      Os fatores que determinam os tipos e a quantidade de seres vivos que existem num determinado ambiente são: a água, a umidade do ar e as substâncias presentes nesse ambiente.
      Nas florestas, as raízes das árvores seguram o solo, impedindo a erosão, as copas das árvores formam um "guarda-chuva" protetor que protege contra a ação erosiva da chuva e do vento, além de bloquear a maior parte dos raios solares.
       Neste dia, a turma foi dividida em dois grupos para a leitura dos textos referente: A vida nos ambientes terrestres e A vida vencendo os desafios, ambos contidos no livro, após a leitura dos textos e conclusão das atividades, os grupos corrigiram as respostas através de um debate.
       






sábado, 25 de julho de 2015

Você tem fome de que?

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

25 de Julho


       Neste dia houve uma aula diferenciada, dessa vez, a música foi usada como instrumento de interpretação da arte. Primeiramente foi apresentada a fotografia da obra Instalação – Arroz e feijão de Anna Maria Maiolino.

                             

    Depois foi reproduzido a música “Comida” de Titãs, no momento em que os alunos assistiam ao clipe da música, foi copiado no quadro branco algumas questões de interpretação, relacionando a obra e a música. Logo após foi apresentado a obra Faminto (Hungry) de Arman, e algumas questões relacionando essa obra com a obra Instalação foram lançadas a turma. 


       No segundo momento foi exposta à classe a fotografia de duas esculturas, uma delas instalada em São Paulo: Sem Título, de Frans Krajcberg; e Monumento à catraca invisível, do Grupo Contra Filé. Foi questionada a turma quais suas impressões em relação a essas obras. 

      No final, foi lido em grupo as fichas informativas sobre as quatro obras trabalhadas em sala, debateu-se sobre elas, seus significados e importância. 







sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sistema Solar, a Lua e os Planetas

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

24 de julho

     O Eclipse Lunar é um fenômeno astronômico que ocorre toda vez que a terra fica entre o sol e a lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a lua, chamada linhas dos nodos e sempre que a lua está na fase cheia ou na fase nova.

Lua Vermelha durante um Eclipse total.


    Durante a aula, a turma foi dividida em equipes, e cada uma com um tema para a elaboração de uma apresentação, dentre esses temas estão as Fases da lua, Estações do ano, Eclipse, Sistemas Solar e os Planetas. Antes de tudo, os alunos estudaram o assunto abordado, apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como os livros e revistas, tanto no estudo do assunto quanto na elaboração dos recursos audiovisuais, como os cartazes .














quinta-feira, 23 de julho de 2015

Modernismo no Brasil

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

23 de Julho

      Neste dia foi apresentado a turma duas telas brasileiras muito famosas, Abaporu de Tarsila do Amaral e Retirantes de Candido Portinare. A turma foi dividida em dois grupos e cada uma estudou a tela que os mesmos escolheram, receberam também as fichas informativas para auxiliar na interpretação e no debate entre eles. Depois os grupos receberam tinta guache pinceis e uma cartolina e recriaram as mesmas

Abaporu de Tarsila de Amaral

CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944









terça-feira, 21 de julho de 2015

Usando padrões para medir.

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

21 de Julho


    Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um  padrão de medida único para cada grandeza, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.
     Nesta aula, além de comentado foi apresentado a turma várias sistemas de medidas usado no seu cotidiano, foi analisado por alguns alunos as diferenças e semelhanças dos mesmos, fazendo-se comparações e observações.






sexta-feira, 17 de julho de 2015

"Dengue"

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

17 de julho


    A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Getty Images


    Neste aula a turma refletiu sobre o tema explorando os conhecimento prévios, depois analisou-se o material entregue, fez-se a leitura e um trabalho de conscientização dos perigos causado pelo mosquito. Dividiu-se a turma em quatro grupos, cada grupo ficou responsável de confeccionar e apresentar os seguintes trabalhos:

  1. Cartaz;
  2. Panfleto;
  3. História em quadrinhos;
  4. Produção verbal e não verbal.