sexta-feira, 19 de junho de 2015

Festas Juninas!

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

 19 de Junho


    O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
      Neste dia, os alunos do ALUMBRAR apresentaram uma dança com a música "Bate Coração" de Elba Ramalho em comemoração as festas juninas no encerramento do 2º Bimestre.











quinta-feira, 18 de junho de 2015

Campo e Cidade

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

18 de Junho


    O Campo é a parte localizada na malha rural. É caracterizado por plantações que variam o cultivo conforme o solo e o clima. A Cidade, é a parte de um lugar localizada na malha urbana, dentro do perímetro urbano, caracteriza-se por edificações feita pelo homem. 
    Os alunos do Alumbrar, neste dia participaram das apresentações junto com a escola, voltada para a temática do segundo bimestre. Apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula enfatizando os cuidados com o meio ambiente, os direitos humanos, segurança alimentar e nutricional relacionadas aos dois âmbitos.











    

terça-feira, 16 de junho de 2015

O que é medir?

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima


16 de Junho


  Medir é comparar quantidades de uma grandeza com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como unidade.

- O vendedor de tecidos mede o comprimento.

- O vendedor da quitanda mede a massa.

- O médico mede a temperatura.

   Há várias situações em que é necessário medir. E tudo aquilo que pode ser medido é chamado de grandeza.



    Além de assistirem as teleaulas, os alunos observaram alguns sistemas de medida apresentado pela professora.










segunda-feira, 15 de junho de 2015

Discurso direto e indireto

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

15 de Junho

    O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
     Como é período junino, neste dia os alunos não vieram fardados, pois os mesmos precisavam fazer algo diferente e eles deram a ideia da problematização fizeram uma dinâmica, envolvendo o discurso direto e indireto, programando um passeio para o Parque do Povo, pegando o ônibus da linha.







sexta-feira, 12 de junho de 2015

"Comer é um direito humano"

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

12 de Junho


      Antes do inicio da aula a turma se organizou em círculo para um momento de oração e reflexão. Baseado no livro Segurança alimentar e Nutricional os alunos em equipe representaram alguns subtemas deste assunto, enfatizando a alimentação variada e equilibrada, direito humano ao alimento e a água, quem tem direitos tem deveres e responsabilidades do Estado.





















quarta-feira, 10 de junho de 2015

A arte brasileira no século XIX

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

10 de Junho

    A partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, iniciou-se uma nova época, decisiva para a formação da cultura nacional brasileira. A história da arte brasileira, a partir de meados do século XIX até o seu final, é fortemente marcada pela atuação da Academia Imperial de Belas Artes que determinou um novo tipo de olhar.
     Neste dia foi apresentado a turma uma tela de Jean Baptiste Debret, "Um funcionário em passeio com sua família". Foi escrito questões no quadro para auxiliar na interpretação da obra, a turma analisou e respondeu com sua visão pessoal, depois foi mostrado uma foto atual de um passei em família com os mesmos questionamentos. Um dos pontos bem citados por eles foi a presença dos escravos negros na tela, o que nos levou ao preconceito ainda tão presente nos dias atuais deixando um gancho muito interessante para outra aula. 
     Por fim fizeram desenhos voltado para algo do seu cotidiano, momentos com sua família ou amigos.

     

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Descobrindo os mistérios da natureza

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

08 de Junho


    Nesta aula foi apresentada a turma quatro obras: Pietá, David, Lição de Anatomia e Criação de Adão. Lançou-se a seguinte questão: "Será que a Arte pode ajudar a descobrir ou revelar leis secretas e mistérios do universo?". Partindo dessa questão os alunos analisaram cada imagem exposta e apontaram aquela que mais atiçavam a sua curiosidade. 
     No segundo momento, foram copiadas no quadro branco algumas questões interpretativas. Cada aluno recebeu uma folha de papel onde copiaram e responderam as questões de acordo a sua visão pessoal e após todos terem terminados, debateram as suas considerações em relação as obras. Depois receberam papel cartão e tinta guache (feita por eles na experimentação do dia 25 de Maio) e pincel, como os artistas renascentistas tentaram representar seus segredos através da Arte.











sexta-feira, 5 de junho de 2015

Artes: Material do Alumbrar

E. E. E. F. Escritor Alceu do Amoroso Lima

05 de Junho

Apresentação da proposta de trabalho de Artes, envolvendo matemática do Alumbrar.


    Nesta aula a turma foi dividida em três grupos, foi expostos para a sala nove imagens de obras de artes de três períodos distintos:

  • Artes antes da Fotografia;
  • Artes na Era da Fotografia e do Cinema;
  • Artes na contemporaneidade;
  Cada grupo tinha a missão de organizar uma mostra com três ambientes, cada ambiente correspondia a um período citado e o desafio era dividir essas telas de acordo ao período correspondente. Como eles não tinham menor conhecimento do período que as obras haviam sido feitas, eles procuraram semelhanças e diferenças que pudessem, de acordo a sua concepção. O interessante é que a maioria deles relacionaram as obras mais realistas a atuatilidade, por que eram bem elaboradas.